Sobre

9ª edição Open House Porto

50 Anos a Construir a Liberdade

O Open House Porto (OHP), na sua 9ª edição, tem lugar nos dias 6 e 7 de julho com curadoria de Teresa Novais e Margarida Quintã, sob o tema dos “50 Anos a Construir a Liberdade”.

Na companhia de especialistas e voluntários abriremos as portas a 65 espaços de iniciativa pública realizados ou intervencionados nos últimos 50 anos nas cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

O roteiro é, como habitualmente, acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus que propõem um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos.

Todas as visitas e atividades são de participação gratuita.

O Open House Porto é organizado e produzido pela** Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura** com a Parceria Estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. É o único caso mundial em que 4 cidades se unem para o evento enquanto um só território.

Junte-se a nós para a 9ª edição Open House Porto!

Texto Curatorial

50 Anos a Construir a Liberdade

O Open House Porto *2024 *convida os seus visitantes a celebrar os cinquenta anos da democracia portuguesa. Se, na revolução de 25 de abril de 1974, o povo português reivindicava “a paz, o pão, habitação, saúde e educação”*, em 2024, pretendemos, por um lado, conhecer o que os portugueses foram capazes de alcançar e, por outro, identificar o que desejam para o futuro.

Hoje, existem novas ideias para a organização da cidade, com o objetivo de a tornar mais inclusiva, sustentável e acessível, e que tencionam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através de ações de regeneração urbana, da criação de redes de mobilidade sustentável ou de estruturas ecológicas. São, igualmente, estas cidades em construção que queremos dar a conhecer.

Desta forma, propomos identificar, nas cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, os espaços que a democracia permitiu construir ao longo dos últimos cinquenta anos. Os espaços selecionados são maioritariamente de iniciativa estatal, municipal, associativa ou cooperativista e encontram-se organizados em nove categorias alusivas não só às grandes carências identificadas em 1974 — Democracia, Habitação, Educação, Saúde, Cultura —, mas também aos temas que se consideram prementes no século XXI: Mobilidade, Reutilização, Ecologia e Comunidade.

Durante as visitas, será possível apreciar obras de qualidade inquestionável, quer pela sua riqueza espacial quer pelos seus atributos sociais, surgidas das boas decisões políticas dos seus promotores públicos e que resultaram de processos exemplares nos quais se conciliou a arquitetura, o paisagismo e as diversas engenharias. Muitos destes espaços, edifícios e infraestruturas só estão acessíveis aos cidadãos graças à perseverança de amplas equipas de trabalho, compostas por técnicos, políticos e construtores, que têm desenvolvido um árduo exercício de antecipação do futuro e que continuam a preparar as nossas cidades para o amanhã.

Deixamos, para reflexão, a seguinte pergunta: de que é que nós, portugueses, ainda precisamos para uma “liberdade a sério”*?

___________
[1] Refrão da canção de intervenção “Liberdade” da autoria de Sérgio Godinho, 1974.

Teresa Novais e Margarida Quintã, Curadoras OHP’24

As Curadoras

Teresa Novais licenciou-se pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1991. No mesmo ano formou com Jorge Carvalho o atelier aNC arquitectos. As suas obras têm obtido reconhecimento em prémios como a Menção Honrosa no Prémio João de Almada (2019), o Prémio da IX Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo (2014) e a Nomeação para o European Union Prize for Contemporary Architecture Mies van der Rohe Award (2011).Teresa Novais lecciona com regularidade unidades curriculares de projeto e participa igualmente em sessões críticas de avaliações de projeto em diversas escolas de arquitetura nacionais e europeias. Foi presidente do Conselho Diretivo da OASRN (2008-2010), e vogal corresponsável pelo pelouro da Cultura da OASRN (2005-2007). Atualmente é delegada no Conselho dos Delegados da Ordem dos Arquitetos. É cocuradora do programa “Mais do que Casas”, uma iniciativa da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto de celebração do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974.

Margarida Quintã é uma arquiteta do Porto. Licenciou-se pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2007) e doutorou-se com Distinção e Louvor no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (2019). Exerce arquitetura em parceria com o Luís Ribeiro da Silva no estúdio de arquitetura ursa, no Porto, olhando para a arquitetura como uma forma de conhecimento e para a sua prática como a identificação, formulação, e resolução de problemas afetos à condição humana. Margarida Quintã e Luís Ribeiro da Silva foram vencedores do Prémio Távora em 2019.

Como Funcionam as Visitas

Durante um fim de semana, 6 e 7 julho de 2024, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro proposto pela curadoria do evento. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.

Descubra o roteiro desta 9ª edição sempre na sua versão atualizada, AQUI.

Até ao fim de semana do evento serão adicionadas mais visitas comentadas por especialistas. Estejam atentos!

A frequência de visita informada em cada espaço é indicativa. Devido ao elevado número de participantes no evento e a condicionantes dos próprios espaços, a organização não se pode responsabilizar pelo seu eventual incumprimento.

Formatos de Visita

  1. Visita Livre — visita ao espaço sem formação de grupos dentro do horário estipulado;

  2. Visita Acompanhada — visita ao espaço com formação de grupos orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;

  3. Visita Comentada — visita ao espaço com formação de grupos comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado.

Formas de Acesso às visitas

  1. O acesso à grande maioria das visitas é SEM MARCAÇÃO, POR ORDEM DE CHEGADA.

  2. Apenas os espaços nº 23, 29, 32, 49, 59, 60 e 65 e as visitas “Roteiro para a Inclusão” para pessoas cegas exigem (total ou parcialmente) a PRÉ-MARCAÇÃO/RESERVA para as suas visitas. As RESERVAS estarão disponíveis para submissão, neste site, a partir do dia 1 de julho, às 19h00. Serão permitidas apenas 2 pessoas por submissão. Para efetuar a sua reserva, deverá entrar no menu “Roteiro”, selecionar o espaço pretendido e procurar pelo item “Reserva”.

  3. Para as visitas “Roteiro para a Inclusão” integradas no Programa Caleidoscópio, a participação na visita orientada para pessoas cegas e com baixa visão será via ACAPO e para as visitas com tradução para LGP por ordem de chegada com prioridade para pessoas surdas.

Acessibilidade

Todos os espaços do roteiro terão junto à sua informação detalhada a indicação de acesso total, parcial ou inexistente a pessoas com mobilidade condicionada. A indicação de acessibilidade parcial informa que algumas zonas do espaço em visita poderão não ser acessíveis ou apresentam barreiras físicas no seu acesso.

Programa Caleidoscópio

Conjunto de atividades gratuitas produzidas pela Casa da Arquitectura ou em parceria destinadas a todo o tipo de públicos para uma nova perspetiva de exploração e ocupação dos espaços durante o Open House Porto.

Informação atualizada sobre todas as atividades do Programa Caleidoscópio, espaços onde se realiza e horários, disponível para consulta AQUI.

Programa Plus

Programa paralelo de atividades gratuitas promovidas por entidades externas à Casa da Arquitectura cujo perfil e local se enquadram no Open House Porto.

Informação atualizada sobre todas as atividades do Programa Plus, espaços onde se realiza e horários, disponível para consulta AQUI.

Mais Informações

Todas as informações e atualizações relativas ao evento (edição 2024), nomeadamente, espaços do roteiro, horários, modelo e forma de acesso às visitas são aqui disponibilizadas (site www.openhouseporto.com).

A organização Open House Porto apenas se responsabiliza pelas visitas aos espaços realizadas nos dias e horários informados no âmbito do evento.

O Open House Porto está de volta. Faça parte desta experiência!

Ficha Técnica

Open House Porto

Curadoria:
Teresa Novais
Margarida Quintã
Coordenação Geral:
Carla Barros | CA
Produção:
Alice Marques | CA
Filipe Silva | CA
Helena Souto | CA
Manuel Gonçalves | CA
Comunicação:
Carla Maia (Dir.) | CA
José Pereira | CA
Pedro Rocha | CA
Filipa Guimarães | CA
Assessoria de Imprensa:
Joana de Belém | CA
Margarida Portugal | CA
Fundraising:
Margarida Matos | CA
Coordenação Voluntariado:
Inês Lourenço (Coord.) | CA
Eliana Nuñez | CA
Rita Alves | CA
Programa Caleidoscópio:
Carla Barros | CA
Inês Lourenço | CA
Eliana Nuñez | CA
Website:
Paulo Silva | CA
Design Gráfico:
Rui Silva
Sérgio Couto
Typefont:
Van Condensed by Ricardo Santos

Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura

Comissão Executiva:
José Manuel Dias da Fonseca, Presidente
Nuno Sampaio, Diretor-executivo
Joaquim Mendes Pinto, Vogal
Diretor-executivo e Curador-geral:
Nuno Sampaio
Coordenação Geral, Assistente de Direção e Internacionalização:
Ana Pinto
Atividades e Conteúdos:
Carla Barros (Diretora)
Alice Marques
Filipe Silva
Helena Souto
Manuel Gonçalves
Miguel Royo
Arquivo e Biblioteca:
José Fonseca (Diretor)
Alice Lopes
Débora Matouças
Gilson Fernandes
Serviço Educativo:
Inês Lourenço (Coord.)
Eliana Nuñez
Rita Alves
Sónia Alves
Recursos Humanos, Financeiro e Jurídico :
Soraia Lebre (Diretora)
Alcinda Brandão
Joana Costa
Joana Ferreira
Mafalda Costa
Natacha Mota
Património e Infraestruturas :
Paulo Silva (Diretor)
Liliana Taveira
Marketing e Comunicação :
Carla Maia (Diretora)
Filipa Guimarães
Joana de Belém
José Pereira
Margarida Portugal
Pedro Rocha
Comercial e Parcerias :
Sara Almeida (Diretora)
Isabel Silva
Fundraising, Mecenato e Patrocínios:
Margarida Matos (Coord.)
Centro de Estudos e Documentação :
Nuno Sampaio
Loja da Casa:
Rita Pinto (Coord.)
Carla Sousa
Joana Correia
Andreia Antunes