Espaços
Cooperativa de Habitação de Massarelos
Manuel Fernandes de Sá e Francisco Barata Fernandes
1995
Sábado
Domingo
Visitas Acompanhadas
Visitas Comentadas
Sáb e Dom 14h30, Arq. Helder Casal Ribeiro
Temas
Máximo 10 pessoas por visita
Visitas sem marcação; por ordem de chegada
Sem acesso a pessoas com mobilidade reduzida
Proibido fotografar
Descrição
“A Cooperativa de Habitação de Massarelos surge na sequência do processo iniciado pela Associação de Moradores de Massarelos, integrada no programa SAAL/Norte que, em Outubro de 1976, foi suspenso por decisão Governamental. Contudo, as populações que tinham desenvolvido experiência organizativa e de solidariedade souberam encontrar, nalguns casos, alternativas para continuarem a luta pela habitação. Esta cooperativa “herdeira” da associação de moradores representa um dos casos de persistência, militância e capacidade de concretizar os objectivos do direito à habitação.”
O conjunto habitacional é constituído por 95 fogos de tipologias T2, T3 e T4, divididos em quatro edifícios com diferentes configurações. A morfologia do lote e o declive acentuado do terreno foram, segundo os arquitetos, fatores determinantes não apenas para o desenho geral do conjunto mas também para a organização interior dos fogos.
Os apartamentos foram concebidos com um princípio estrutural que permite demolir todas as divisórias interiores de cada habitação, disponibilizando totalmente a sua área interior para futuras opções. Assim, existe apenas um pilar central em cada apartamento e todas as infraestruturas de águas e esgotos foram concentradas nas paredes periféricas.
Localização
Rua Salgueiro Maia, 135
41Direções: Google Maps / Apple Maps
Transportes Públicos
Autocarro: STCP 403, 500