36
Corredor Saudável de Campanhã - Urbinat
36
Corredor Saudável de Campanhã - Urbinat
Porto
Infraestruturas
2015-2024
José Miguel Lameiras, David
Campos, Beatriz Truta, Luís
Miguel Correia, Gonçalo Canto
Moniz, Vitório Leite, Andrea
Conserva, Chiara Farinea
2024
Sab 10h, Arq. José Miguel Lameiras / Dom 15h, Arq. Gonçalo Canto Moniz / Ponto de encontro: Rua Falcão, junto à escola primária
O Corredor Saudável de Campanhã é o resultado do projeto de investigação-ação URBiNAT (Urban inclusive and innovative Nature) financiado pelo H2020 com o objetivo de co-criar com a comunidade local de Campanhã um espaço público que integre soluções baseadas na natureza (SdN) para fazer face aos desafios ambientais e sociais deste território. Este processo foi desenvolvido por um conjunto de parceiros institucionais – Câmara Municipal do Porto, DOMUS Social, BIOPOLIS, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra e GUDA.
A área de intervenção foi definida durante o diagnóstico colaborativo, em diálogo com a comunidade local, que identificou os terrenos camarários situados entre a rua do Falcão e a Alameda de Cartes pelo seu potencial de articulação urbana entre o bairro do Cerco do Porto, do Falcão e do Lagarteiro. Nesta fase foi possível envolver um conjunto de cidadãos que habitam estes bairros, assim como o agrupamento de Escolas do Cerco do Porto e um conjunto de associações e projetos que atuam no território, nomeadamente a APPC, Fios e Desafios, Soalheira, Terra Solta, Lagartixa Park, OUPA, Jardim do Ioga, Visões Úteis, Lugar do Costume, projeto REDES, Projeto Sinergias, Projeto Na Praça, entre outros.
O projeto participado do corredor saudável é constituído por um parque verde, denominado Parque da Alameda de Cartes, onde se materializam um conjunto de SdN territoriais (floresta urbana, jardim sensorial, bacias de retenção, estabilização de encostas, etc), e de SdN de caráter social, através de projetos que ocupam este espaço público para o integrar na comunidade. Destes projetos destacamos o mercado social Campmarket, a horta comunitária Germinário, a plataforma de comunicação Campanh’up, as rotas do património e as caminhadas com ioga. Foram ainda desenvolvidos um conjunto de hortas pedagógicas para as 6 escolas do agrupamento do Cerco do Porto em parceira com o IAAC – Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha.
A primeira fase do parque abriu ao público em Fevereiro de 2024 e a segunda fase está em obra, estando a inauguração prevista para Setembro de 2024.
(Urban inclusive and innovative Nature, URBiNAT)